sexta-feira, dezembro 23, 2005

Jogada de Karpov....

Confesso que nao conheco muito bem a forma do Karpov jogar, mas este jogo de "estrategica" é de facto surpreendente. Quando menos se espera há um pião escondido que num ápice transforma numa peça capaz de "ocupar" o quadrado certo...e provocar quase "Xeque"! Por outro lado há sempre uma jogada na algibeira, estudada ao pormenor, quer atraves do Cavalo ou do proprio Rei..e ai sim jogar para o "Mate", a ver vamos.... Por nao conhecer muito bem este jogo, confesso que nao sabia ser possivel utlizar peças jogadas fora...que nem damas!

5 comentários:

Anónimo disse...

Para quem gosta de jogar xadrez, sabe com certeza que para fazer cheque-mate, e exigido um numero minimo de 4 jogadas para o primeiro jogador......A intenção inicial para os jogadores em questão era fazer cheque-mate nesse periodo mínimo........pelos vistos não foi possivel pois o destino fez com que algumas das suas peças ganhassem vida e saissem do tabuleiro sem dar "cavaco".
Agora que ficaram desfalcados, decidiram avançar com + cautela, talvez não atacando de frente, mas de lado ou por tras......em vez de 4......talvez tenham de fazer 40 jogadas......

Ou então quiça....finalmente decidiram dar uma hipótese ao grupo de peças adversário....quanto + não seja porque o adversário de repente ficou + numeroso......

Anónimo disse...

O Xadrez, tal como qualquer outro jogo, pressupõe um conjunto de regras, assim como uma posicionamento ético dos seus jogadores para com os demais !...numa simples e curta palavra, chamemos-lhe - “dignidade” - …uma palavra apregoada por muitos e seguida por…muito poucos !
Serei um pouco mais explicito, que para bom entendedor…meia palavra basta(ria) ! … se já quase no final da partida, e com o jogo controlado, assistimos a uma jogada na qual um dos peões teve de ser forçosamente substituido contra a sua vontade por supostamente andar a jogar aos “zig-zagues” e o que se lhe sucede começa de igual forma a “serpentear” os movimentos no tabuleiro com mais posições do que as apresentadas por “Kamasutra”, estaremos por certo a chegar à fase do jogo, na qual o peão não se importa de “vestir a pele” e utilizar a “estratégica” da Rã num ritual de harakiri e tentando ou sendo obrigado a levar ou conduzir o Escorpião às cavalitas ! Daí, o resultado só pode vir a ser um – o 2º peão à imagem do 1º, ter-se-á esquecido uma vez mais e por completo o uso do “retrovisor”, ignorando por falta de memória a jogada de “cernelha” que o Rei e o Bispo em conjunto lhe haviam movido umas casinhas atrás !...
Com jogadas destas, tanto o Rei como o Bispo vão conduzir o Peãozinho até à torre e acabará por certo, derrubado por um qualquer cavalo à porta da torre de vigia.
É pois o xadrez um jogo que não permite marcha-a-trás, se bem que há peões que insistem na mesma jogada, mesmo depois de “chocarem” com Rei e Bispo ! …
Quanto às “peças jogadas fora” e que voltam às escondidas para o tabuleiro, convinha inserir uma regra nova neste apaixonante jogo de “estratégica”… que tal o replay ?!...quanto mais não seja, para avivar memórias microscópicas …

Anónimo disse...

Apesar de se falar tanto de Xadrez, do Karpov, doo Kasparov, etc., nunca se esqueçam que o xeque-mate mais rapido é o xeque pastor... Por isso tenham calma e não se metam no LSD ( Louvado seja Deus) entenda-se...

Anónimo disse...

Penso que este jogo de xadrez ja teve o seu terminus...diria que este jogoe e mais o estado do futebol actual SENAO VEJAMOS, clubes que esperam investidores, que nao pagam, pagam mal,jogadores, dirigentes e treinadores que rescindem contratos,treinadores que esperam por chicotadas psicologicas, para ocupar os respectivos lugares,jogadores que saem para outros clubes para ganhar mais, jogadores que nao se adaptam e esperam regressar;adjuntos que esperam que o treinador saia para ocupar o lugar, alguns que tem esperanca de agarrar o lugar mas e ocupado por alguem de fora ou ate da equipa B,jogadores cujo empresario tem alguma influencia e consegue colocacao em circunstancias estranhas, jogadores contrariados pois nesta fase de novas aquisicoes ha sempre quem veja o seu lugar em risco ou que os novos venham com contratos acima. Este e o estado do nosso futebol onde nem a Liga, Federacao e o Conselho de Arbitragem tem poder para resolver; esperemos que outras instancias, talvez a FIFA???? Para acabar, duas frases que espelham a realidade deste jogo:
" o que hoje e mentira , amanha e verdade"
" impossiveis?????nao ha!! so mesmo enfiar um guarda-chuva no cu e abri-lo"

Anónimo disse...

Guarda-chuvas ??!!...eu acho que há quem prefira guarda-sóis !!!...